Drogas na adolescência é tema de peça na Arnaldo Zancaner

Os alunos da EMEF Arnaldo Zancaner, na Vila Soto, receberão na quarta-feira (21), às 10h30, a peça “Drogas: quem dança é você”, conduzida pelo grupo Protegendo a Infância. O espetáculo une teatro, música e dança e traz à tona um tema bastante importante, mas ainda tabu: as drogas na adolescência.

A narrativa traz a história de Nina, uma adolescente tímida e sonhadora, que se sente pressionada pela amiga Lari a experimentar drogas, embarcando em experiências, emoções e desafios até então nunca vivenciados. A questão é debatida pelo olhar dos diferentes personagens da trama, que conduzem o espectador a refletir sobre as escolhas e possibilidades que levam o adolescente a fazer uso de drogas.

A apresentação já está em sua segunda temporada e tem apoio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo de São Paulo (ProAc) e incentivos da Cofco International. O objetivo é se aproximar do adolescente através de uma linguagem própria e dos recursos de dança e ritmos musicais, que já são conhecidos deste público, despertando o interesse pelo tema e ajudando na reflexão e crítica.

“Além de promover a arte e proporcionar diversão, prazer e entretenimento, a peça deve conduzir à reflexão sobre o tema, que será debatido com o público ao final de cada espetáculo”, explica a dramaturgista e diretora geral do espetáculo, Elaine Ribeiro de Barros.

Além de Catanduva, os municípios de Irapuã, Nova Aliança, Potirendaba, Catiguá, Ibirá, Urupês, Novais e Tabapuã também recebem o espetáculo.

O grupo

Criado em 2011, em Ribeirão Preto, o grupo Protegendo a Infância é formado por atores também graduados em outras áreas como a Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. O objetivo é desenvolver projetos culturais, de cunho social, que têm como foco a valorização do potencial do teatro como veículo de comunicação, conscientização e sensibilização a partir dos temas escolhidos para a abordagem.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

 

Publicações relacionadas